Disfagia Psicogênica e Fagofobia
Esses são assuntos que entraram na minha lista de tratamentos há alguns anos, pois tenho atendido vários pacientes com esses sintomas.
Ao postar vídeos sobre esses assuntos no meu canal do Youtube, acabei me dando conta de que é um assunto pouco explorado, então as pessoas que sofrem com isso não têm muitas opções.
Por isso, preparei o vídeo abaixo com mais informações sobre o tema, confira agora.
Os médicos não têm uma explicação, pois não existe nada físico impedindo a deglutição, e por isso essas pessoas ficam perdidas, sem saber a quem recorrer.
Muitas não acreditam que seja algo emocional, pois a impressão de ter algo dificultando o ato de engolir é muito real.
Eu faço uma diferenciação entre essas duas condições, embora elas possam existir ao mesmo tempo em uma única pessoa:
Disfagia psicogênica:
É a sensação da garganta estar apertada, com dificuldade de engolir, e a pessoa não precisa necessariamente ter medo de engolir.
Fagofobia:
É o medo de engolir. Com ou sem a sensação de garganta apertada.
Confira o depoimento de um paciente sobre o assunto:
“Não conseguia comer e o pouco que conseguia tinha que mastigar bem ou o alimento tinha que estar em uma consistência de fácil deglutição, com isso acontecendo, comecei a emagrecer e ficar muito preocupado com minha saúde…”
” … ao sair da consulta, eu fui a uma praça de alimentação de um shopping e pedi um lanche, ainda estava com receio, no entanto, para minha felicidade, consegui comer e em bem menos tempo. A sensação de felicidade foi indescritível naquele momento e a melhora efetiva foi aparecendo ao longo das consultas.”
Agende sua consulta!
A fagofobia e a disfagia psicogênica são problemas graves, mas possuem tratamento. Se você está passando por algum destes problemas, agende uma consulta pelo WhatsApp (051)8332-2838, aguardo seu contato.
Para você que ficou interessado no assunto, confira abaixo alguns vídeos sobre o assunto que eu postei no meu canal do Youtube. Inscreva-se no canal do Youtube (Daniela Franzen Happy Life) para ficar por dentro das novidades.
Abraços!!
Daniela Franzen
NOTA:É importante salientar que a disfagia pode existir por diversas causas (condições neurológicas, tumores, inflamações) e todas devem ser descartadas pelo médico com os devidos exames.